Febre oropouche, conheça os sintomas, causas e como tratar.
A febre oropouche é uma virose que possui sintomas muito parecidos com os sintomas da Dengue. Os mais comuns são: febre e calafrios, dores no corpo ou no fundo dos olhos, náuseas e mal-estar generalizado.
Esta virose é transmitida por picada do mosquito culicoides paraenses, conhecido popularmente como maruim, infectando com o vírus alimentando-se pelo sangue das pessoas.
Em casos de suspeita de contaminação pelo oropouche recomenda-se uma consulta com um infectologista ou clínico geral relatando a suspeita baseado nos sintomas descritos acima. O tratamento é feito por medicamentos que aliviam os sintomas, amenizando as dores e febres até o término do ciclo da infecção.
Sintomas comuns
Os principais sintomas de febre oropouche são:
Febres e Calafrios;
Cefaleia e dores de fundo dos olhos;
Sensação de mal-estar geral;
Náuseas e vômitos;
Dores musculares e articulações;
Vermelhidão da pele e/ou sangramentos; (menos comuns)
Os sintomas da febre oropouche costumam a ficar mais aparentes entre de 3 a 8 dias após a picada do mosquito infectado pelo vírus e são facilmente confundidos com os sintomas da Dengue. Vale salientar que em casos mais graves da doença a possibilidade de sangramentos e até mesmo evolução para um quadro de meningite.
Embora a duração desses sintomas da doença variarem dentro de 2 a 7 dias mesmo depois dos sintomas iniciais, é possível e comum em alguns casos serem apresentados alguns sintomas leves de febres e cefaleias por mais algumas semanas.
Diagnóstico
O diagnóstico preciso da doença normalmente é feito por um médico infectologista ou um clínico geral levando em consideração os sintomas relatados e exames laboratoriais específicos. Só assim será possível a identificação de anticorpos produzidos pelo organismo para combater o vírus.
O exame mais conclusivo e comum para essa identificação é o teste PCR que identifica o vírus e fornece um resultado extremamente confiável. Já em casos mais avançados da doença são realizados testes com os anticorpos produzidos em resposta a infecção.
Este exame é feito através da coleta sanguínea.
Na suspeita de evolução do quadro como meningite ou meningoencefalite o médico pode solicitar a punção lombar para a confirmação do vírus no sistema nervoso.
Causa da febre oropouche.
A febre oropouche é causada pela picada do mosquito culicoides paraenses, conhecido popularmente como marium, e culex quinquefasciatus, um tipo de pernilongo.
O mosquito se torna capaz de transmitir a febre oropouche assim que se alimenta de sangue com a presença do virus, principalmente caso a pessoa esteja nos primeiros dias dos sintomas.
Sobre o tratamento
O tratamento da febre oropouche é feito com medicamentos que aliviam os sintomas podendo ser: antieméticos, antitérmicos ou analgésicos. Embora ainda não existam medicamentos específicos ou vacinas para essa virose, a maioria dos pacientes recuperam-se naturalmente após o ciclo da doença e sintomas apresentados.